Hey, Welcome!

Se você está aqui, quer dizer que você viu uma postagem minha no Linkedin falando sobre ter um perfil em inglês para Trampar na Gringa.

Além de analisar alguns perfis, prometi que iria compartilhar um conteúdo voltado para a estruturação de um perfil digno de reconhecimento internacional!

Bom, sem mais delongas, aqui vai o guia :)

📕 Pra quem é este guia:

Developers, designers, galera tech toda, marketing, produto…enfim, profissionais buscando oportunidades internacionais

📙 Porque eu criei este guia:

  • Muitas pessoas não sabem como começar
  • Algumas outras fazem sem pensar
  • Por fim, algumas poucas que fazem pensando não tem orientação.

📘 O que você vai encontrar por aqui:

  • Os pontos principais do perfil
  • Qual a função de cada um desses pontos
  • Como domina-los para atrair atenção profissional

🙋 Quem sou eu:

Meu nome é Pietro, sou BizDev em uma startup gringa e consegui meu emprego pelo Linkedin.

Sou criador do Inglês de Business e sócio do Trampar na Gringa.

Compartilho conteúdo semanalmente (quase todo dia) e tenho mais de 1,3K visitas no perfil por semana.

🚀 Minha experiência com perfis:

  • Fui de 300 para 4K seguidores em 1 ano no perfil pessoal
  • Ajudei a crescer o Trampar na Gringa (company page) de 6 para 25K em 10 meses

Por que ter um perfil em Inglês?

  • Personal Branding: A sua marca pessoal tem a chance de se sobrepor ao seu currículo profissional
  • Professional Networking: Os seus relacionamentos de trabalho não ficam limitados ao Brasil ou países que falam português
  • Job Search: se você está open to work (ou mesmo trabalhando mas open to talk), O seu perfil é um constante currículo em movimento.
  • Audience Leadership: se o caso for de usar o seu posicionamento para criar comunidade, audiência e influência, o seu perfil é o seu cartão de visitas.

PASSO 1 - PICTURE ( a sua foto)

Faça como quiser, de verdade. Mas, lembre-se que:

  • A primeira impressão da pessoa sobre você pode durar poucos segundos.
  • Somos seres humanos, temos reações inexplicáveis de conexão instantânea.
  • Você precisa se comunicar através de imagens, não somente palavras.

PASSO 2 - COVER (a sua capa)

Eu, particularmente, acho que ela não tem assim tanta importância.

Algumas pessoas deixam uma imagem interativa.

Outras usam para comunicar uma UVP (Unique Value Proposition).

A minha é personalizada para a UserGuiding, startup em que trabalho.

O Adal, meu sócio no Trampar na Gringa, tem apenas uma imagem branco e preta.

Quer explorar? Use imagens para contar a sua história e, SE FOR INCLUIR, use pouco texto.

PASSO 3 - ABOUT (aquela sua biografia)

A maioria das pessoas escreve:

  • Textos longos e contínuos
  • Textos extremamente curtos

Qual a melhor opção pra gente aqui?

Começamos pela headline mais direta possível:

(I'm a) {your occupation} who {max. 3 things you do better}.

Aí então exploramos as outras partes da nossa história.

Eu acredito em começar com presente, depois falar do passado e um último parágrafo com uma projeção de futuro.

“I'm a business developer who masters the intersection between marketing, partnerships and sales.

At UserGuiding, I invest time and energy in clear, cross-cultural communication to convert curious leads into customers. Through disco and demo calls focused on companies’ needs and how my solution can be one of the best options to solve their issues.

My greatest goal for the short and long term future is to keep seeking growth both personal and professionally through businesses, teams and people I work with."

Embora eu goste também de compartilhar números, acredito que o exemplo acima já mostra um pouco do conceito por trás da ideia de escrever 3 paragrafos para preencher o SUMMARY (nossa about section).

PASSO 4 - EXPERIENCE (as suas experiências profissionais)

Na ordem sugerida, se a pessoa da gring@ viu os itens acima e ficou interessada, o próximo passo é analisar tuas experiências.

PASSO EXTRA

Busque sempre aumentar o número de conexões (500+), isso ajuda no posicionamento com o algoritmo mas também ajuda na percepção da pessoa que cai no teu perfil!

PASSO EXTRA 2

Vale investir em pedir para as pessoas te listarem como referências - desde que reais - para a habilidade que tiver. Isso ajuda na validação da tua autoridade e expertise!

OBRIGADO PELO TEMPO E ATENÇÃO :)